quarta-feira, 4 de abril de 2007

Qual é o seu time?

Hoje em dia estamos acostumados a competir, a fazer parte de algum grupo, de nos identicarmos e nos sentirmos seguros perto de pessoas que nos acolham, que nos instruam. Porém muitas vezes nos enquadramos em grupos (Católicos ou Protestates) e não nos abrimos ao novo. Nos atemos, como em torcidas por números, estatísticas que nos orientam para uma vitória fictícia, enganadora. Qual grupo seria melhor? Os Católicos que agrupam 74% da população ou os Protestantes, com 16% das declarações religiosas? Muitos podem dizer que os Católicos são superiores, arrebanham mais pessoas, porém a queda de intenções de voto enfraquecem essa alternativa!

Enquanto isso, nas estatísticas obscuras ninguém repara que o grupo tão temido vem crescendo, o dos Ateus declarados ou sem religião (10%). Mas se temos a intenção de estarmos em grupos tão fortalecidos, por que não juntar forças e combater o que causa esse grupo tão ameaçador, tão demoníaco! Talvez devido ao nosso orgulho, nossa cabeça tão pequena, nossos sonhos tão invisíveis. Quantos amigos engrossam essa fatia de 10% e o que tenho feito? Muitas vezes observado a força das igrejas, as discussões entre os cristãos e comparado padres e pastores querendo encontrar supostas superioridades da minha igreja.

Já que gostamos de estatísticas, devemos contabilizar então quantos se afastam, quantos se perdem nas drogas e demais vícios; devemos contabilizar também o tempo perdido em tantas controvérsias entre cristãos. Podemos guardar um tempo também para algo tão mais importante: a Oração. Quantas vezes deixei de rezar e amadurecer minhas idéias tão fracas para filosofar nas causas e consequencias desses números tão malucos.

Obrigado Senhor por nos mostrar números, algo palpável como o Teu sangue derramado por cada um de nós. Por nós Católicos, Protestantes ou Ateus, queremos te pedir a união e que nós Cristãos nos incomodemos com a vitória certa, porém não idealizada por cada um de nós. Que a totalidade não nos assuste, pois é por ela que descobrimos que somos pequenos, infinitesimais e ao mesmo tempo únicos para Ti.

4 comentários:

marconiarruda disse...

André,
acho que este número de ateus e também o dos sem religião cresce devido ao nosso mal exemplo. Temos que transformar esta energia potencial das palavras em cinética de trabalho e bons exemplos.
Que Deus nos abençoe e que testemunhemos com atitudes a nossa fé Cristã!
Abraço

will jesse dias disse...

Andre, eu compartilho da sua indignacao com relacao a briga existente entre as igrejas nominais. Estou sempre aki lendo os posts de vcs e me identifico bastante. Mas acho q tb temos q tomar cuidado, enqto verdadeiros cristaos protestantes, catolicos ou o q for, que nossa luta nao eh contra ateus ou sem religiao, ou numeros, como vc mesmo disse. A nossa luta nao eh contra as pessoas, mas akele q as tem enganado e cegado. Eh muito dificil a gente nao confundir as coisas as vezes... que Deus nos ajude...

GB Silva disse...

e no fim da sua oração surge um AMÉM em uníssono: catolicos e protestantes, na busca por uma unidade real.

Abraços

Gaspar LDVS disse...

este blog é excelente...