quinta-feira, 8 de março de 2007

Pecado Original X Unidade dos Cristãos

A verdade é que carregamos muito mais marcas do pecado original do que imaginamos...

Neste momento tento fazer um paralelo entre o pecado original, ou seja, o desejo humano de ser como deuses, versados no bem e no mal e a falta de unidade dos cristãos. Faz sentido esse paralelo? Existe alguma relação entre eles?

Não é difícil constatar que a maioria das divergências existentes, hoje, entre os cristãos não se deve ao fato de uma das partes sair em defesa da essência do Evangelho. Percebemos, lamentavelmente, que existe uma busca pela defesa de idéias próprias em detrimento do amor proposto por Jesus. E de onde vem essa vontade de defender nossas próprias idéias?

De fato o orgulho e a vontade de ser como deuses estão inscritos em nossos corações. Na queda foi-se nossa confiança plena na providência Divina. Hoje não queremos perder. Queremos ser conhecedores do bem e do mal. Queremos estar por cima. Queremos controlar o que está em nossa volta. Não queremos depender de ninguém. Queremos ser donos da verdade. Queremos que todos sejam iguais a nós!

Como é triste e enganosa a idéia de que serei feliz à medida que todos passarem a pensar e a agir como eu. Mas não é só parar pra pensar um pouco e lembrar que Deus cria cada ser humano de uma forma completamente única? Então não viveremos também de uma forma completamente única?

Não pretendo com esse argumento relativizar os ensinamentos de Cristo. Não quero dizer que por sermos únicos devamos ter, também, uma idéia própria a cerca de Jesus e viver o cristianismo do jeito que acharmos melhor. Não é isso! Para tanto me recorro a uma palavra simples, mas que expressa o que todo cristão, sem exceção, precisa viver ou pelos menos buscar viver com toda sua força: amor.

O amor é capaz de quebrar esse nosso desejo de ser Deus! O amor nos coloca em nosso devido lugar de criatura. O amor nos mostra que nos realizamos quando aceitamos a vocação de sermos santos e entendemos que mesmo diferentes somos filhos do mesmo Pai. O amor nos ajuda a olhar para o estranho como uma possibilidade de conhecer mais do nosso insondável Criador.

Então não mais precisaremos impor nossas idéias e opiniões. O que vale mais é o amor! Vale mais o próprio Deus! Vale mais Jesus e seu sacrifício salvífico! Vale mais a liberdade que experimentamos quando íntimos do Senhor. Vale mais o entendimento do chamado a carregar a cruz, dia após dia, e seguir Jesus. Nada será capaz de mudar a nossa opinião sobre nós mesmos quando Deus mesmo nos revelar quem somos.

Conversão e paciência é o que precisamos! Deus nos revela quem somos e nos instrui no caminho para vivermos o sentido de própria vida. Instrui-nos também pra vivermos o sentido da dor e da morte. Não precisamos nos agarrar em nossos sonhos e ideais. Não precisamos nos prender aos nossos modos de ver o mundo. Não precisamos zelar exageradamente pela nossa existência e temer a nossa dependência dos outros. Deus cuida de nós! Se Ele cuida das aves do céus e das flores do campo, quanto mais cuidará de nós que somos seus filhos, criados à sua imagem e semelhança.

Não sejamos mais uma vez enganados pelo diabo que nos diz que precisamos impor nosso jeito de viver, inclusive nosso jeito de viver o cristianismo. Ele fomenta nossa intolerância. Nos ensina a julgar o próximo. Nos incentiva a sermos melhores, melhores, melhores, não importando se pra isso tenhamos de passar por cima de outros cristãos.

Não Diabo! Você não vai mais nos enganar! Não cairemos nas suas garras, pois fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo e libertos das armadilhas do inferno. Já demos o nosso sim para a misericórdia de Deus e pela Graça não voltaremos a traz! Não comeremos novamente o fruto proibido. Seremos UM para glória de Deus. Novo céu e nova terra virão cheios de paz, muita paz...

2 comentários:

will jesse dias disse...

Cara, falou e disse! O amor e td... qdo se coloca o amor como o nosso alvo, e como base pra todas as nossas atitudes, nao existe desculpa que resista pra continuar em desuniao...

Deus nos ajude a amar e tenha misericodia de nos!

GB Silva disse...

"Não cairemos nas suas garras, pois fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo e libertos das armadilhas do inferno"

ALELUIA!

Texto bom, contundente, sincero e organizado!

Abração rê.