sexta-feira, 16 de março de 2007

A Unidade como fruto e caminho...

“A unidade é fruto da intimidade com Deus...” já dizia Sto Inácio de Antioquia, considerado pela Igreja Católica o doutor da unidade.

As vezes questiono qual o meu verdadeiro chamado enquanto um cristão que luta pela unidade da Igreja de Cristo. Será que meu dever é divulgar o ecumenismo defendendo-o com unhas e dentes? Hoje sinto que isso não é a essência do meu chamado...

João Paulo II em sua encíclica “UT UNUM SINT” disse que o primeiro passo para se viver a unidade é a conversão sincera do coração a Cristo. Não promovo o ecumenismo pelo simples fato de eu, católico, querer estar com irmãos evangélicos. Promovo o ecumenismo quando, de fato, acredito que ao estar com os irmãos evangélicos me aproximo mais de Deus. É essa convicção que incomoda e profetiza o amor nos dias atuais. As pessoas não devem enxergar em mim um Renato ecumênico, mas um Renato que busca a Deus mais que tudo e acredita que seu caminho de santidade passa pela unidade dos cristãos.

A unidade dos cristãos não é um fim! A unidade dos cristãos é um fruto... Entendo que ecumenismo, ou seja, a abertura para o diálogo e acolhimento de cristãos de outras denominações favorece à minha intimidade com o Pai e favorece também a intimidade dos outros cristãos com o Pai.

A Trindade Santa é o exemplo maior de Unidade para os cristãos. Arquétipo maior de união e amor não há! E eu só expressarei o amor dessa Trindade se eu estiver, também, unido à ela. Mas como unir-me a ela?

Se observarmos os versículos do capítulo 15 do evangelho de João encontraremos Jesus se auto denominando: “Eu sou a verdadeira videira” e assim nos convida, como bons ramos, a dar frutos estando em permanência com Ele. “Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto”, “se observais meus mandamentos permanecereis no meu amor”, “este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros”.

Compreendo com essas palavras de Jesus que a unidade dos cristãos é fruto desses ramos que se comprometem a estar unidos à verdadeira videira. Compreendo também que buscar a unidade através do ecumenismo (amor entre os cristãos) é uma porta para que eu me torne íntimo de Cristo e unido à Trindade.

Dessa forma, o amor que eu dispenso aos outros cristãos é ao mesmo tempo fruto da minha união com a Trindade e caminho para minha união com Ela.

Santa complexidade!
Plena simplicidade!

3 comentários:

lisieux disse...

Concordo com tudo, Renato! Primeiro, temos que nos unir à Trindade para, depois, unirmo-nos aos nossos irmãos. Com a graça de Deus, conseguiremos.
Uma semana abençoada!
Bjokas
Pra. Terezinha de Lisieux

GB Silva disse...

"A Trindade Santa é o exemplo maior de Unidade para os cristãos. Arquétipo maior de união e amor não há! E eu só expressarei o amor dessa Trindade se eu estiver, também, unido à ela."

Maravilha.

No rumo da graça conseguiremos!

Abraços

marconiarruda disse...

Sem dúvidas, Renatão, ecumenismo é um amor sem egoísmos, é o amor em movimento, é o amor sem barreiras.
Ser ecumênico é amar, ser Cristão é amar como o Cristo nos amou. Ser cristão é ser plenamente feliz, é ser livre, a verdadeira liberdade, atemporal, amodal.
Que Deus nos abençoe e nos ensine a amarmos livremente