quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Ser íntegro, sem reservas...

A integridade é uma condição para a perfeição humana que Jesus nos chama a viver. Não é fácil ser inteiro nos meus relacionamentos!
Estou sempre tentando deixar um lado reservado para que, caso aconteça uma decepção, eu tenha onde me agarrar.
Penso que para se viver a unidade, sonhada por Jesus, essa reserva não deve existir!
Não dá pra experimentar do amor verdadeiro, ou a própria unidade, se não tiver totalmente entregue nos meus relacionamentos.
Não falo sobre confiança em homens, mas falo sobre um abandono total nos braços do Pai que é o próprio amor que transborda através de nós.
Falo sobre o carregar a cruz, falo do não fugir do sofrimento inevitável na concretização do amor aqui na terra...
Falo sobre a abertura de coração, uma confiança cega na misericórdia e providência divina.
Muitas vezes eu escondo de outros cristãos quem realmente sou.
Talvez por medo de ser incompreendido ou vergonha de ser pecador.
O meu orgulho fala mais alto e não me dou a oportunidade de ser realmente humano.
Santo Agostinho dizia que a perfeição humana consiste em saber que não somos perfeitos.
Hoje tenho aprendido que para ser compreendido na minha humanidade preciso me mostrar totalmente.
Não será possível uma vivência plena da unidade enquanto eu me fechar e deixar aparecer só o meu lado que considero bom.
Preciso ter consciência que o meu “lado ruim”, faz parte da minha natureza humana, e pela graça pode ser transformada em amor...
Não consigo entender, mas confio que do meu nada Deus pode tudo...
Da minha miséria pode surgir vida, e vida em abundância...
Que o próprio Deus nos ensine a assumir a nosso “posto” de criatura e não fugir de toda a pequenez própria de criatura!
Que o próprio Deus nos ajude a viver confiantes de que mostrar nossa verdade, ao contrário do que a cabeça pensa, pode até assustar algumas pessoas, mas é uma condição para que vivamos a unidade plena nos nossos relacionamentos!
Que caiam as nossas máscaras!
Sejamos integralmente humanos!
Sejamos nós mesmos!
Sejamos o amor através de nós!

Nenhum comentário: