terça-feira, 24 de março de 2009

Perdendo a identidade?

É no mínimo interessante como criamos jargões e os assumimos com força de verdade absoluta em nossas vidas!

Nessa caminhada rumo à unidade cristã eu sempre encontro pessoas que me dizem: “Precisamos nos relacionar com os cristãos de outras denominações, mas não podemos perder nossa identidade!”. É claro, eu sempre concordo com eles quando não sou eu que digo essa frase antes deles.

Nesse ultimo fim de semana a Palavra de Deus me levou a questionar esse jargão que já estava enraizado, me levou a quebrar certas estruturas em favor do outro, diferente, tão filho de Deus quanto eu!

“Ele tinha condição divina e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana” (Fil 2, 6-7)

De fato tenho uma identidade gravada no meu íntimo mais íntimo. Outro fato é que não posso me referir a essa identidade como sendo católica, evangélica ou ligada a uma espiritualidade e religião. Tenho uma identidade divina, e o divino é mistério! Tão próximo e ao mesmo tempo, tão distante… A minha identidade, definitivamente, é mais conhecida por Deus do que por mim mesmo.

Então fiquei pensando… Quando Jesus assumiu meus pecados e escolheu morrer na cruz, Ele tinha plena consciência da sua condição divina e se esvaziou dessa condição. Quanto mais eu devo me esvaziar daquilo que penso ser minha condição, minha identidade, para ir ao encontro do outro.

Estou dizendo tudo isso porque, infelizmente, tenho percebido que a questão da identidade tem sido uma justificativa para se negar ao relacionamento com o diferente: “Precisamos fortalecer nossa identidade para nos relacionar com cristãos de outras igrejas!”

Isso pra mim não faz mais sentido! Penso que minha verdadeira identidade não seja fortalecida de fora pra dentro. Não é estando próximo de pessoas que encontrarei quem verdadeiramente sou. Não quero dizer com tudo isso que não exista diferença entre mim, católico, e um evangélico. Existe sim! Escolhas diferentes…

Eu faço escolhas e meu amigo evangélico também faz escolhas, mas nem eu nem ele escolhemos nossas identidades! Ela está lá, gravada no nosso coração e me parece que ela é uma só!

Dar passo rumo à unidade cristã é dar passo na confiança em Deus. Confiar que ao me esvaziar de mim para ir ao encontro do outro diferente, eu não perco minha identidade, mas a encontro! O caminho da unidade não é diferente do caminho da cruz! Devo perder minha vida para ganhá-la.

E minha identidade, profunda, só encontro no coração do Pai e ninguém é capaz de roubá-la de mim!

Nenhum comentário: