segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Unidade na humanidade...

Quero partilhar com vocês um pouco do “novo entendimento” que tenho tido a cerca da unidade entre os cristãos...

No dia 17 de setembro do ano passado, postei um pequeno texto falando sobre a importância da confissão mútua dos pecados. Até então, eu tinha experimentado um pouco desse caminho, mas agora, quero retornar a esse tema depois de viver intensamente essa graça nos últimos dois meses.

“Muito devo melhorar na minha abertura de coração para o próximo!” Foi uma das frases finais do meu post e ainda hoje a tenho como uma verdade em minha vida. No entanto, pude experimentar de uma ação profunda de Deus nesses últimos meses quando me abri mais e confessei os meus pecados para outros cristãos.

Primeiro experimentei de uma dificuldade profunda pra contar meus segredos para alguém. Uma sensação muito ruim, parecia um medo misturado com orgulho e outras coisas que ainda não compreendo bem. Mas depois que o fiz, quanta paz eu ganhei no meu coração! Que sensação de amor tomou conta da minha vida!

Hoje sou uma pessoa mais calma e serena, desde que conversei com alguns amigos cristãos sobre as minhas dores mais profundas, os meus medos, os meus traumas, os meus pecados e os meus dons! Hoje me sinto mais unido a Cristo e consequentemente mais unido aos irmãos, e não somente a esses com os quais compartilhei minha vida.

Tenho entendido que quando crio um vínculo maior de amizade com alguém, o Corpo de Cristo, inteiramente, se beneficia dessa união! Da mesma forma quando quebro um vínculo de amizade, o Corpo também sofre as dores! Quando tenho uma vitória em Cristo, todos os membros são agraciados e quando peco, todos pecam comigo!

Dessa forma, estando mais unido aos irmãos pela graça que foi a confissão dos meus pecados para eles, tenho tido um motivo maior na minha busca de santidade. É uma certeza renovada no meu coração, de que todo o meu esforço em ser santo, reflete na busca desses que estão unidos a mim...

E como Deus tem confirmado essa verdade no meu coração! Dia após dia...

Depois que agi de tal forma, algumas pessoas têm me procurado sentindo uma necessidade de conversar sobre suas limitações. E tem sido muito bom pra o crescimento da minha fé e da unidade que sonho em viver com os irmãos em Cristo. De fato, quanto mais entro contato com a humanidade dos outros, mais me sinto parte do plano de Salvação de Deus.

Eu, como eles, formos salvos e precisamos viver como tais. E o Senhor, como Ele bem diz, dá sua graça presença àqueles que se unem em seu nome. O rosto do irmão é face de Deus, e é também fonte da sabedoria do amor divino que tanto carecemos.

Quanta libertação e cura estão na confissão mútua dos pecados e no reconhecimento da grande esperança plantada no coração dos cristãos! Quando assumo minha humanidade dou o outro a oportunidade de mostrar sua “divindade”. Ele me encoraja a continuar na luta, sofre comigo, manifesta a compaixão do próprio Cristo!

Essa é a unidade que tenho vivido e sonhado para todos nós cristãos!

Te agradeço Senhor, por colocar amigos tão humanos, e porque não dizer santos, à minha volta!
Obrigado por que o Senhor tem me instruído no caminho da unidade Contigo e com o próximo!
A Ti toda honra e glória!


“Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados.” (Tg 5, 16)

3 comentários:

Anônimo disse...

Descobri agora o blogue de vocês e encontrei uma belíssima iniciativa. Abraços a todos, em especial ao Gustavo, companheiro da ABUB.

Anônimo disse...

Já estou sentindo a falta dessa galera...

Anônimo disse...

USE A LITERATURA DE AA EM ESPECIAL OS DOZE PASSOS PARA VER QUE O SEXTO PASSO É UMA COISA ESPECIAL FALAR DE CONFISÃO ESTA NO SEXTO PASSO DOS ALCOOLICOS ANÕNIMOS