Espero que esteja tudo bem com vcs...
Alguns sabem do meu grande desejo de crescer em unidade com os evangélicos. Gostaria de esclarecer que quando me refiro à unidade dos cristãos ou ecumenismo estou falando de coisas muito simples como essa carta. Sinceramente, o meu maior desejo é que vcs sejam autênticos cristãos assim como eu tenho tentado ser. Não tenho intenção de juntar todo mundo numa panela com um discurso de “paz e amor”. Não é esse o meu entendimento de unidade dos cristãos...
Na tentativa de compartilhar experiências e compreender melhor esse chamado a sermos um, é que estamos propondo uma programação na “Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos”. Essa semana que antecede o dia de Pentecostes é vivida em algumas Igrejas, dentre elas a Igreja Católica.
Penso que a divisão dos cristãos na época de Lutero foi um motivo de conversão, mas hoje, vejo a divisão como um motivo de escândalo. Digo isso porque nos acostumamos com ela...
Não questionamos o porquê de estarmos divididos. Não estou falando das diversas denominações cristãs ou formas diferentes de seguir a Jesus, estou falando do abismo que criamos entre nossas almas. Nos acostumamos com tantos pré-conceitos e pós-conceitos errados.
Há um tempo atrás, quando perguntei para o Daniel se ele gostaria de ser meu amigo, tive muito medo, não sabia o que me esperava. Eu ainda não sabia que o mesmo Jesus que ele seguia era o que eu buscava seguir também. Parece bobagem, mas realmente não sentia que o Jesus dos evangélicos era o mesmo dos católicos e acho que tem um tanto de gente que pensa assim.
Acho que tem muitos católicos que respeitam evangélicos e vice-versa, mas poucos são os que acreditam um no outro, poucos são realmente irmãos.
“Mas aonde vc quer chegar com esse chamado de unidade?” alguém pode me perguntar...
Respondo que não sei... O que sei é que hoje sou mais livre e isso é muito bom!
É muito bom não precisar fingir ser outra pessoa quando estou ao lado de um evangélico, é muito bom não ter a necessidade de tentar converte-lo para o catolicismo, é muito bom acreditar que ele busca a Deus tanto quanto eu , e é muito bom poder incentivar e ser incentivado por evangélicos a não desistir de seguir os passos de Jesus.
Penso que esse seja um grande motivo em favor da unidade. Sem contar o testemunho que damos quando nos amamos e vivemos a palavra de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, nisso reconhecerão que sois meus discípulos”.
Bom, já falei demais...
Gostaria de contar com a presença de vcs nas atividades que faremos na intenção de crescermos em unidade:
- Quarta-feira, dia 23 de Maio às 20:00h no PVB 102, UFV:
Um debate com o tema “Diálogo ecumênico e o chamado à unidade dos cristãos”.
Eu e o Gustavo pretendemos moderar a discussão.
Faremos uma rápida apresentação da unidade simples que temos buscado viver e abriremos para uma reflexão conjunta.
Levarei alguns materiais (livros e textos) para emprestar aos interessados.
- Quinta-feira, dia 24 de Maio às 13:00h no PVB 101, UFV:
Um estudo bíblico dirigido por vcs...
- Sexta-feira, dia 25 de Maio às 20:00h no CEE, sala 10, UFV:
Uma palestra conjunta com o tema: “Unidade dos Cristãos: avanços e desafios”.
Os palestrantes serão o Pastor Elben César e o Padre Wandinho, duas pessoas que me incentivam muito a continuar na luta pela unidade.
- Sábado, dia 26 de Maio às 21:00h na minha casa:
Confraternização e também um momento de oração...
Conto com a presença de vcs, sinceramente!
Quero muito ouvir as opiniões e tentar contribuir com as minhas experiências...
Oro pra que o Senhor nos instrua na Verdade, e nada mais...
Agradeço ao Pai pela missão de vcs e pelo carinho que tenho recebido da ABU.
Nunca me esquecerei do Missão 2006, foi um momento muito especial para minha fé. E também uma oportunidade de confirmar o meu chamado de viver a unidade com vcs...
Obrigado pela atenção,
Um abraço bem forte!
Renato